Publicado por: romilva | janeiro 12, 2010

Gastronomia



CatchupaO prato mais conhecido de Cabo Verde é a cachupa(em criolo-catchupa),comum em todas as ilhas. São dois tipos de cachupa existentes em Cabo Verde,a rica e a pobre. A rica como o nome anuncia é a feita pelos ricos,ou seja pelas pessoas que possuem melhores condições financeiras ,isso devido ao fato dessa receita englobar uma variedade de carnes e de outros ingredientes (feijão,mandioca… )que dão mais sabor à cachupa. A cachupa pobre é a feita pela maioria da população, que não possui condições financeiras para elaborar uma rica e pelo fato de existir famílias que fazem esse prato quase todos os dias,principalmente a dos agricultores. Na cachupa pobre,no lugar da carne,utiliza-se o peixe,que em Cabo Verde possui um custo menor em relação à carne.A cachupa pode ser degostada tanto em caldo como guisada.

Ingredientes da cachupa:

1 l de milho de “terra”(cochido)

2,5 dl de favona (espécie de feijão-branco grande, com as pontas vermelhas.)

2,5 dl d feijão-pedra (feijão-vermelho)

2 l de água

150 g de toucinho

2 cebolas grandes

4 dentes de alho

1 chouriço médio

6 folhas de couve-portuguesa ou couve lombarda

1 kg de entrecosto de porco

400 g de batata doce

400 g de abóbora

1 chispe de porco

Sal e piripiri a gosto

Preparação:

O milho é preparado num almofariz (pilão de madeira). Coloca-se aí o milho bem molhado, e com um pau vai-se pilando até ficar sem pele. Depois desta operação vai ao sol secar. Em seguida, deita-se num balai (cesto do género de bandeja redonda, em verga, que serve para peneirar)onde é retirado o pêlo do milho que foi extraido no pilão.Estando limpo, põe-se em água a cozer a favona, o feijão-pedra, o toucinho, as cebolas, os dentes de alhos picados, o chouriço e o chispe. Quando o milho estiver quase cozido, mete-se o entrecosto, a couve cortada aos bocados, a abóbora e o piripiri.

Juntam-se as batatas doces, que são cozidas à parte. É preciso verificar para que o caldo não seque.

Fica com bastante molho. Serve-se em pratos fundos.

Catchupa rica

Ingredientes:

500g de frango

500g de carne de vaca de cozer

1 pé de porco

1 chouriço

1 morcela

1 farinheira

150g de toucinho

100g de banha

2 cebolas

3 dentes de alho

1 folha de louro

1 l de água, aproximadamente

0,5 l de milho

3 dl de feijão-pedra

3 dl de favona

4 folhas de couve portuguesa

300 g de batata doce

200g de abóbora

300 g de banana verde

1 ramo de salsa

sal e piripiri

Preparação:

Demolha-se o feijão e o milho. No dia seguinte, cozem-se. À parte, cozem-se as carnes e o toucinho. Noutro tacho cozem-se também as folhas da couve cortadas aos bocados, a abóbora em cubos e a banana às rodelas grossas. Leva-se um tacho ao lume com a banha, as cebolas e os dentes de alhos picados, a folha de louro e o ramo de salsa.

Logo que a cebola comece a ficar mole, misturam-se as carnes desossadas e cortadas ao bocados, e as hortaliças, tempera-se com piripiri e adiciona-se a água da cozedura das carnes e a água simples (para não ficar um caldo muito forte). Ferve um bocadinho em lume brando, para apurar.

Para além da cachupa,cada ilha possui um prato tradicional típico á ilha


Respostas

  1. Gostei muito do blog, achei muito interessante, é sempre bom aprender sobre novas culturas.

  2. ,nada como uma cachupa à pobre com atum ou cavala

  3. Oi, Romilva! É sempre bom vêr que existe pessoas de forma Individual que sempre dão um contributo para realçar atratividades do nosso País! Los d’Pyna – Produtor e Promotor de Eventos

  4. Gostei de mais de conhecer um pouquinho de cabo verde amei


Deixe um comentário

Categorias